segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Duarte Leite - Um Ilustre Portuense

                                        Clique imagem...
 


Conferência em 1904, do Dr. Duarte Leite

Nota do autor:  - Esta imagem foi extraída da revista "Illustração Portugueza", nº. 15, publicada em 15/02/1904, página nº. 236, ilustrada com a seguinte legenda, em português da época:
" A Universidade livre do Porto foi instituída pelo comité Académico Portuense, liga de estudantes e obreiros que pretendem derramar a instrução entre as multidões.
A universidade conta com o concurso de muitos homens de sciencia, literatos, jornalistas, etc. e inaugurou-se com a conferência do dr. Duarte Leite, que tratou d' astronomia. Assistiram mais de 3.000 pessoas a esta reunião na qual o conferente foi escutado com todo o respeito e muito aplaudido."

 
O Professor, o Estadista, o Embaixador

O Professor, Dr. Duarte Leite Pereira da Silva, nascido no Porto, em 1864, foi um democrata muito ilustre e muito considerado, a todos os níveis, sociais e políticos, residente que foi, na sua Casa de Vila Pouca – em Meinedo, Lousada, (uma quinta senhorial), onde se fixou após a sua aposentação, de diplomata, em 1931 e aí permaneceu até ao fim dos seus dias, em 1950.
Viveu e conviveu num período difícil da nossa história: A Implantação da República de 1910, tendo contribuído com o seu saber, dedicação e participação, para cimentar os ideais republicanos.
Considerado, um republicano convicto, da ala liberal, apartidário e anticlerical. De bom carácter e ainda, um invejável comunicador, quer oral, quer por escrito. Enfim, um grande senhor possuidor dum belo percurso de vida vivida, conforme se constata pelo historial de algumas das muitas referências abonatórias, esclarecedoras, referentes a atividades culturais e intelectuais, bem como a cargos e a funções que exerceu:

Foi, Professor na Academia Politécnica do Porto; Republicano; Vereador da Câmara Municipal do Porto; Representante do Governo na C.P.(vogal); Ministro das Finanças; Presidente do Concelho de Ministros (1º. Ministro); Ministro do Interior; Diplomata (Embaixador de Portugal no Brasil de 1914 a 1931) e Escritor. Em suma, um conferencista, um orador, um escritor e um político, muito prestigiado.

Duarte Leite - Publicou livros, fundou e dirigiu jornais e revistas e escreveu imensos artigos. Pelos vários livros e artigos, que escreveu, foi e é considerado, um dos historiadores dos descobrimentos portugueses.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário