clique imagem
Transcrição do texto anexado ao foto acima, a fim de se tornar legível:
“ Nasceu no Porto, a 11 de Agosto de 1884. É licenciado em Mathemática e bacharel em Filosofia, pela Universidade de Coimbra.
Lente proprietário da 5ª cadeira de astronomia e geodesia da Academia Polytechnica do Porto, onde exerce distintamente o professorado, desde 1886, o seu nome não avulta apenas como o de um homem de sciencia.
Notável no jornalismo, que honra há largos anos, a sua colaboração effectiva na “Voz Pública”, passa por ser uma das mais brilhantes.
Não sendo um exagero a considerar-se a sua penna rival de Bruno que, é como se sabe, o primeiro redactor daquele diário. Orador de largos recursos, o seu verbo inspirado não tem a facilidade de Affonso Costa mas, como este, sabe ser audacioso e caustico.
É hoje vereador da Camara do Porto, onde a sua acção decerto se há-de assinalar, como mais tarde se assinalará sem dúvida em S. Bento, onde o Partido Republicano precisa de o ter como representante.”
Fim de Tanscrição.
.
Dr. "Duarte Leite é na verdade um orador eloquente..."
Mais uma conferência do Dr. Duarte Leite, que divulgo neste blogue. Esta foi proferida, em 21/02/1910, em Vila Nova de Famalicão, de cujo texto, entre outros favoráveis adjectivos, sobressai o conceito de que o Dr. Duarte Leite, “é na verdade um orador eloquente e com facilidade prende a atenção do auditório sendo a sua palavra fácil, claramente compreensível”.
Início de Transcrição:
“”No jornal de Vila Nova de Famalicão "O Famelicense", e com o sub-título de "orgão semanal dos interesses do concelho", sendo seu director e proprietário José Maria da Graça Soares de Sousa Júnior, lê-se, a 3 de Fevereiro de 1910, a seguinte notícia, com o título "Conferencias Democraticas": "As comissões municipal e paroquiais do Partido Republicano deste concelho, em sua última reunião, resolveram que a segunda conferência a efectuar no centro local se realize no corrente mês de Fevereiro, deixando ao ilustre professor e jornalista sr. dr. Duarte Leite, orador já para esse fim convidado, a determinação do dia preciso do referido mês em que mais lhe convém efectuar este acto de propaganda. / Assentou-se igualmente em que para a 3.ª e 4.ª conferências sejam respectivamente convidados os grandes tribunos da democracia srs. drs. Alfredo de Magalhães e António José de Almeida." E, por seu turno, em 21 de Fevereiro, outro jornal de V. N. de Famalicão, o "Estrela do Minho", faz a referência que se "realiza hoje no Centro Bernardino Machado, nos baixos do Hotel Vilanovense, uma conferência promovida pela Comissão Republicana desta vila, a segunda das que a mesma colectividade se propõe realizar aqui. / Será presidida pelo sr. dr. Pereira Osório e conferente o Dr. Duarte Leite, professor da Academia Politécnica do Porto." O jornal "O Famelicense" noticia-nos, da seguinte forma, como decorreu a mesma conferência: "No Centro Bernardino Machado, à Rua Adriano Pinto Basto, realizou-se na noite de Domingo a segunda conferência, das que a Comissão Municipal republicana se propõe realizar... / Foi conferente o sr. dr. Duarte Leite, professor na Academia Politécnica do Porto e ilustre caudilho republicano. / S. Ex.ª discursou admiravelmente e foi muito aplaudido pela numerosa e distinta assembleia, que findas as últimas palavras lhe fez uma ovação entusiástica. / O sr. Duarte Leite é na verdade um orador eloquente e com facilidade prende a atenção do auditório sendo a sua palavra fácil, claramente compreensível. / A conferência foi selectamente concorrida, decorrendo dentro da melhor ordem." Recorde-se que o Centro Republicano Dr. Bernardino Machado de Vila Nova de Famalicão foi inaugurado em 14 de Novembro de 1909, com duas actividades: a homenagem a Gonçalves Cerejeira e a conferência de Bernardino Machado com o título "Têm Liberdade os Monárquicos em Portugal?", com referências a uma monarquia liberal existente em V. N. de Famalicão.””
Sem comentários:
Enviar um comentário