terça-feira, 4 de setembro de 2012

Biografia do Dr. Duarte Leite

BIOGRAFIA DO DR. DUARTE LEITE

( in. Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira )
Volume XIV, páginas 876 e 877
Editada por Lisboa Editorial Enciclopédia, 19 - -

"Notável, erudito e diplomata e homem público, de seu nome D.L. Pereira da Silva, n. no Porto a 11-VIII-1864, formando-se na Universidade de Coimbra em 1885, nas Faculdades de Matemática e Filosofia.

No ano seguinte licenciou-se em Matemática e entrou logo para o corpo docente da Academia Politécnica do Porto onde regeu, durante 25 anos, as cadeiras de Geometria Descritiva, Astronomia, Geodesia, Topografia e Mecânica Racional.


Era um professor altamente considerado, pela sua competência e pela sóbria clareza das suas preleções. Espírito de vasta cultura, mentalmente formada dentro dos princípios liberais, foi sempre democrata e, como tal, tomou parte ativa na propaganda doutrinária das ideias republicanas, escrevendo artigos sobre vários problemas artísticos, económicos e de administração do Estado no jornal portuense "A Voz Pública" e, depois, no diário "A Pátria", de que foi diretor.
Em 1906, e como consequência da vitória da "lista da cidade", organizada pelos republicanos, o Dr. Duarte Leite fez parte da vereação municipal presidida pelo Dr. Jacinto de Magalhães, e que prestou excelentes serviços, na defesa dos interesses da população portuense.
Em 1911 foi nomeado vogal, por parte do Governo, no conselho de administração da C.P., lugar que abandonou ao ser convidado para gerir a pasta das Finanças no ministério presidido por João Chagas.


No ano seguinte, foi chefe do governo, tendo de enfrentar e de resolver a greve do pessoal da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, que tomou por vezes um aspecto de certa gravidade.
Em 1914, o Dr. Duarte Leite - que nunca teve filiação partidária, mantendo estrita independência - foi nomeado embaixador de Portugal no Rio de Janeiro, onde se conservou até 1931, exercendo esse alto cargo com a maior distinção. Entretanto, não descurava os seus estudos prediletos, escrevendo três memórias para os dois primeiros volumes da História da Colonização Portuguesa do Brasil, intituladas:
- Os Falsos Percursores de Álvares Cabral, editada mais tarde em volume;
- O Primeiro Mapa do Brasil e a Explosão do Litoral do Brasil na Cartografia da Primeira Década do século XVI.

- Mais recentemente publicou as seguintes obras: Descobridores do Brasil, Coisas de Vária História e Acerca da "Crónica de feitos da Guinee", 1941.

Em 1931, tendo atingido o limite de idade, foi aposentado na categoria de embaixador e passou a viver na sua casa de Meinedo (Douro), onde prossegue na tarefa de escritor erudito.

Assim, tem publicado no Primeiro de Janeiro e no Seara Nova uma série de interessantes artigos sobre assuntos de Geografia e de História, entremeados com outros em que se debatem problemas interessantes, como por exemplo o do Espiritismo. O Dr. Duarte Leite escusou-se sempre a aceitar condecorações, mesmo aquelas que, por praxe estabelecida, correspondem ao exercício de um alto cargo diplomático".

Nota: - Esta transcrição está conforme texto original arquivado na Biblioteca Pública Municipal do Porto, (BPMP).

Sem comentários:

Enviar um comentário